Fundada em 2008, a Cria Editora surgiu com o objetivo de disseminar conhecimento por meio de projetos interativos e multidisciplinares, utilizando a arte como ponto de partida.
Seu primeiro projeto foi o DVD “Desenhando com Zip & Del”, um trabalho multimídia com o objetivo de ensinar desenho e pintura para crianças a partir da obra de grandes artistas mundiais como Van Gogh, Candido Portinari, Picasso, entre outros.
Em 2011 lança o seu primeiro livro em parceria com o Projeto Portinari e Clube Unesco/Brasil, o “Guerra e Paz”, de Eraldo Miranda. O livro contou com a participação especial de Milton Nascimento, que assinou o prefácio.
Para acompanhar a obra literária, foi desenvolvido um projeto pedagógico para trabalhar os conceitos de paz e não violência entre as crianças. Devido a abrangência do projeto, o livro “Guerra e Paz” proporcionou diversas ações de paz. Um delas, a “Mãos da Paz”, contou com a participação de mais 17.000 crianças em todo o Brasil e alcançou mais de mais de 40 países.
Em 2014 a Cria Editora expande suas ações no mercado editorial, lançando novos títulos de literatura infantojuvenil, buscando sempre valorizar escritores e ilustradores brasileiros.
Em 2016 começa o processo de internacionalização com a participação na “Frankfurt Book Fair”, maior feira literária do mundo. E, dando continuidade a esse processo, em 2017 participa da Bologna Children ‘s Book Fair, é convidada pela CBL – Câmara Brasileira do Livro a participar de rodadas de negócios na FILBO “Feira Internacional do Livro de Bogotá” e expõe seus lançamentos na “31 Feria Internacional del Libro de Guadalajara”, fechando assim sua participação nos maiores eventos literários do mundo.
Retomando suas origens interativas e multidisciplinares a Cria Editora entra em uma nova fase, a expansão de suas obras literárias para o meio digital.
Conta hoje com curadoria de escritores conceituados, ilustradores, designers, arquitetos da informação, desenvolvedores e programadores.
A Cria Editora é especializada em literatura injantojuvenil, com foco em temas que são relevantes para toda a sociedade. Seu catálogo é composto por livros que abordam, de forma lúdica, assuntos como cidadania, diversidade, respeito, empatia, cultura de paz, sustentabilidade, entre outros. Por trabalhar essas temáticas, seus livros são pontos centrais de projetos que contribuem para a construção de uma educação mais humana e solidária.